22 de julho de 2012

Compaixão pelo próximo

Ontem após um acontecimento enquanto eu estava na porta da sorveteria me fez pensar no sentimento denominado compaixão.

Sabe, as pessoas tem se mostrado cada dia mais sua face. Quero falar um pouco sobre este sentimento e como podemos resgatar ele dentro de nós.

Segundo o dicionário Aurélio, compaixão é ser benévolo (bem-disposto) a infelicidade ou mal alheio.

Mas o que isso quer dizer... Isso significa que ter compaixão é você estar atento ao que as pessoas falam no sentindo de ouvir com amor suas chateações.

Mas como isso é possível? Simples, basta você ouvir as pessoas e de alguma forma saber se colocar no lugar delas. É fazer com que a pessoa que está falando sinta que estamos sendo benevolentes com ela.

Jesus em toda a sua caminhada teve muita compaixão das pessoas. Quando Jesus caminhava pelas cidades e povoados e via o sofrimento e as aflições das pessoas Ele tinha compaixão delas. Ele sentava, ouvia e as curava.

Na bíblia temos vários exemplos dessa compaixão de Jesus. Quando temos compaixão pelas pessoas, temos uma arma valiosa em nossas mãos, o AMOR, quando ouvimos o desabafo de uma pessoa o que temos que fazer é acolher e fazer que ela se sinta amada e querida por DEUS e pelas pessoas que estão em volta dela. Saiba que atitudes assim tem mudado e muito a sociedade. Pessoas que desejam suicidar têm mudado seus pensamentos graças ao sentimento de compaixão das pessoas. Quero que saiba que nunca devemos desprezar um coração aflito. Vemos pessoas reclamando quando aparece alguém em sua frente e simplesmente ela começa a desabafar. Não devemos maltratar ou desprezar essas pessoas, devemos mostrar que temos compaixão por elas.

Espero que a partir de hoje possamos ter um coração mais benevolente para com as pessoas e lembre-se, o sentimento de compaixão misturado com amor pode salvar vidas.

Que DEUS lhe abençoe.

Textos chave: Mateus 14:14; Mateus 15:32; Mateus 9:27; Marcos 1:40-45

2 comentários: